Esta foi uma das mais ambiciosas missões. Os desafios técnicos eram enormes e levou 12 anos para projetar e construir. Viajar em dezessete mil milhas por hora, o telescópio Hubble iria tirar fotos do espaço, transmitindo-as 400 milhas de volta à Terra.
Em abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi lançado. Mas algumas semanas depois, aconteceu um desastre - o telescópio de US $ 2 bilhões tinha um defeito fatal no seu espelho principal. Isto não só foi um desastre para a NASA, era um escândalo nacional. Hubble teve de ser salva; cientistas e engenheiros começaram suas pesquisas desesperadamente para uma solução para o problema.
Os planos de reparar Hubble começou a tomar forma. Convocaram cinco astronautas para passeios espaciais, para cuidadosamente substituir os instrumentos e consertar o telescópio.
Finalmente, o milagre aconteceu. Uma inesperada avalanche de dados provenientes do telescópio Hubble confirmou que foi fixada. Até que enfim ele começou a resolver os enigmas mais fundamentais do Universo.
Hubble deu-nos magníficas imagens do nascimento de estrelas, tem encontrado buracos negros engolindo o centro das galáxias, o telescópio Hubble resolveu a questão mais fundamental da astronomia - a idade do Universo. Até que enfim, a metade de um século de investigação científica foi recompensado.


Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário